Publicações

Book series in Discrete Models, Inverse Methods, & Uncertainty Modeling in Structural Integrity
 
Série de livros apoiada pela ABMEC, ABCM ( Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas )   e LAJSS ( Latin American Journal of Solids and Structures ) e resultante do trabalho colaborativo dos professores Ariosto Bretanha Jorge (Editor-Chefe, UnB), Carla Tatiana Mota Anflor (UnB), Guilherme Ferreira Gomes (IEM-UNIFEI) e Sergio Henrique da Silva Carneiro (UnB).

Divide-se em três volumes:
 
Volume I – Model-based and Signal-Based Inverse Methods
                   https://doi.org/10.4322/978-65-86503-71-5

Volume II – Fundamental Concepts and Models for the Direct Problem
                    Part I – Technologies, Structural Integrity & Material Modeling
                    Part II – Discrete Modeling

                     https://doi.org/10.4322/978-65-86503-83-8

Volume III – Uncertainty Modeling: Fundamental Concepts and Models
                    https://doi.org/10.4322/978-65-86503-88-3

Os capítulos de cada volume livro discutem vários métodos diretos, métodos inversos e modelos de incerteza disponíveis para problemas inversos baseados em modelos e em sinais, incluindo métodos numéricos discretos para mecânica do contínuo (Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos de Contorno, Método Mesh-Free, Wavelet, etc.).
 
Os diferentes tópicos abordados incluem aspectos relacionados à modelagem multiescala, modelagem multifísica, métodos inversos (Otimização, Identificação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados), Modelagem de Incertezas (Métodos Probabilísticos, Quantificação de Incertezas, Risco e Confiabilidade), Validação e Verificação de Modelos. Cada livro inclui um capítulo inicial com a apresentação dos capítulos de livros incluídos no volume e sua conexão e relação com todo o conjunto de métodos e modelos.
 
A série de livros tem como público principal engenheiros e alunos de pós-graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos em diferentes temas e tópicos da mecânica estrutural. Os livros trazem aplicações da engenharia nacional e internacional nos setores aeroespacial, naval, mecânico, óleo e gás, nuclear e eólico.