logo-transparente-2

Institucional

História

A ABMEC foi fundada em 15 de setembro de 1997, em assembleia realizada no Laboratório Nacional de Computação Científica do CNPq (LNCC/MCT), Rio de Janeiro, ainda sob a denominação de Associação Brasileira de Mecânica Computacional. A mesa diretora dos trabalhos foi constituída pelos professores Estevam Barbosa de Las Casas (UFMG), Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho (COPPE/UFRJ) e Abimael Fernando Dourado Loula (LNCC/MCT). A reunião foi secretariada pelo Prof. Alvaro Coutinho e presidida pelo Prof. Abimael Loula. A primeira diretoria e o primeiro Conselho Deliberativo foram também eleitos nessa reunião. Coube ao Prof. Estevam Las Casas assumir como o primeiro presidente da associação.

Em seu primeiro logotipo, procurava-se representar a abrangência nacional pretendida mesclada à imagem de um computador, principal equipamento para as análises numéricas tipicamente realizadas nas pesquisas em Mecânica Computacional.

Ainda durante a presidência do Prof Estevam Las Casas, foi apoiada, pela primeira vez, a realização do Simpósio Mineiro de Mecânica Computacional, SIMMEC (posteriormente redefinido como Simpósio de Mecânica Computacional), organizado pela UFOP na cidade de Ouro Preto em 1998. A ABMEC tornou-se também associada à IACM (International Association of Computational Mechanics).

No mandato do presidente Phillipe Devloo, UNICAMP, (1999-2001) foi criada a homepage www.abmec.org.br como forma de facilitar a prestação de serviço e comunicação com os associados. Procurou-se também lutar pelo reconhecimento da área de Mecânica Computacional pelos órgãos governamentais e apoiar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos associados.

O esforço pela consolidação da associação teve continuidade ao longo do mandato do Prof. Paulo Pimenta, POLI/USP, (2001-2004), durante o qual buscou-se garantir não apenas a inserção nacional, como também colocar-se internacionalmente como a representante brasileira da área de Mecânica Computacional.

Durante o mandato do Prof. Paulo Lyra da UFPE (2004-2006, 2006-2008), a ABMEC completou 10 anos de existência e uma grande reformulação foi realizada: Tendo em vista a necessidade de se adequar às novas exigências do Código Civil brasileiro, um novo estatuto foi discutido e aprovado (2005) trazendo consigo a alteração na denominação para Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia, mantida, porém, a mesma sigla. A homepage, sob a responsabilidade do Prof. Devloo, foi atualizada e um novo logotipo foi adotado. Procurou-se, então, comtemplar a nova designação da associação e mesclar a representação de uma malha de elementos finitos com um esboço do globo terrestre.

O CILAMCE (Congresso Ibero-Latino Americano de Métodos Computacionais em Engenharia), que desde sua origem em 1977 foi organizado, em grande parte, pela comunidade brasileira de Métodos Computacionais, tornou-se o evento anual oficial da ABMEC e, como primeira consequência, passou a ter incorporada à inscrição a taxa de anuidade da ABMEC. Ainda no CILAMCE, foi criado o mini simpósio Research Beginners, um importante fórum para a motivação e disseminação da pesquisa na área dos Métodos Computacionais conduzidas por estudantes de graduação.

O Simpósio Mineiro de Mecânica Computacional foi ampliado, adquirindo abrangência nacional. Por essa razão, sua designação foi alterada para Simpósio de Mecânica Computacional, sob a mesma sigla SIMMEC.

Em 2008, durante o mandato do Prof. José Luis Drumond Alves, COPPE/UFRJ, (2008-2010, 2010-2012), o Congresso Mundial de Mecânica Computacional (WCCM2012) foi aprovado pela IACM para ser realizado em São Paulo. Esse, que é o mais importante evento mundial em Mecânica Computacional, foi realizado em 2012, abrangendo a edição XXXIII do CILAMCE e tendo como coordenador do comitê executivo o Prof. Paulo Pimenta da POLI/USP.

Já em 2009, como uma homenagem pelo falecimento, em 13 de junho de 2009, do Prof. Augustin Ferrante, foi instituído o Prêmio Anual de Iniciação Científica Professor Augustin Juan Ferrante, a ser agraciado aos três melhores trabalhos apresentados por estudantes de graduação na edição anual do CILAMCE.

Durante o mandato do Prof. Gray Farias Moita, CEFET-MG, (2012-2014, 2014-2016), foram realizados diversos empreendimentos para dar à ABMEC maior autonomia financeira e, assim, consolidar a participação da associação na organização dos CILAMCEs e representação junto à IACM.

As iniciativas para se alcançar a autonomia financeira e se consolidar a representação da ABMEC junto à IACM foram concretizadas durante o mandato do Prof. Eduardo Campello, POLI/USP (2016-2018, 2018-2020). Como consequência direta, a ABMEC tornou-se a quinta maior associação filiada à IACM, juntamente com a KSCM (Korean Society of Computational Mechanics).

Em 2017, a candidatura brasileira para a realização do III PANACM (Pan American Congress on Computational Mechanics) na cidade do Rio de Janeiro em 2021 foi aprovada pela ABMEC. No ano seguinte, o Conselho Executivo da IACM concedeu aprovação à proposição do evento que reuniu o apoio de outras associações como a USACM (EUA), AMCA (Argentina), SCMC (Chile). Naquele mesmo ano, durante a realização do XL CILAMCE em Natal, comemorou-se os 20 anos da ABMEC, juntamente com os 40 anos do evento.

Ainda sobre o CILAMCE, merece registro que, na edição XLI, durante a gestão do Prof. Eduardo Campello, o formato de realização foi virtual, tendo em vista as restrições impostas, pela Pandemia do COVID-19, aos encontros presenciais. O evento tornou-se, contudo, um sucesso com a 646 inscrições e a apresentação de 617 trabalhos em formato de vídeos disponibilizados em streaming.

Já no ano de 2021, o XLII CILAMCE foi realizado novamente em formato virtual, juntamente com 3rd. PANACM, tendo como chair o Prof. Alvaro Coutinho da COPPE/UFRJ e com a ABMEC sob a presidência do Prof Felício Barros da UFMG.